3 de julho de 2016

"Berra-me BAIXO" - ponto da situação


Após tomarmos café junt@s, faz de conta, 
resolvi fazer um ponto da situação deste meu desafio. 
Confesso: a. do. ro desafios!

Estabeleci 1 objetivo “principal” (cá para casa) + 
1 objetivo “secundário?” (para a sala de aula). 
Será que poderiam ser 2 objetivos? 
Nunca perguntei...

Realizei um diagnóstico e descobri que 
sou/ era (em mudança) do tipo “A mãe faz o que tu quiseres” 
(eu??????? como?) e/ou “Deixa a mãe ver isso já!”,
 quando pensava que era/ sou (a mudar) mais do tipo 
“Aqui quem sabe é a mãe”...
Coitado, principalmente, do filhote! 

Pelo menos tomei consciência, logo na 1ª semana, 
de que era fundamental
1. perguntar + e dar menos ordens
2. demonstrar que “gmt” (SEMPRE porque nunca é demais)
3. escutar +
4. dar + poder
5. confiar + no filhote (não posso protegê-lo de tudo); 
6. observar + e melhor
7. eliminar o: já está?, eu avisei!, porque não me ouves?
8. criar oportunidades para o SIM
9. respirar fundo e relaxar... relaxar, relaxar... (não é o fim do mundo!).

Na 2ª semana apercebi-me de que também era essencial 
ter tempo só para mim e tempo só para ele (o filhote) 
ou para eles (os alunos, no que se refere ao 2º objetivo que estabeleci).

Neste momento, estou a iniciar a 3ª semana e 
“Já me tinha apercebido de que as pessoas que conseguem as coisas 
raramente se encostam e deixam que aconteçam. 
Elas vão lá e acontecem às coisas.” - Leonardo da Vinci... 
e é isso mesmo! :-)

Bem haja Magda, pelo café (mesmo que faz de conta)
e pelo livro/ desafio, claro! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário