Após tomarmos café junt@s, faz de conta,
resolvi fazer um ponto da situação deste meu desafio.
Confesso: a. do. ro desafios!
Estabeleci 1 objetivo “principal” (cá para casa) +
1 objetivo “secundário?” (para a sala de aula).
Será que poderiam ser 2 objetivos?
Nunca perguntei...
Realizei um diagnóstico e descobri que
sou/ era (em mudança) do tipo “A mãe faz o que tu quiseres”
(eu??????? como?) e/ou “Deixa a mãe ver isso já!”,
quando pensava que era/ sou (a mudar) mais do tipo
“Aqui quem sabe é a mãe”...
Coitado, principalmente, do filhote!
Pelo menos tomei consciência, logo na 1ª semana,
de que era fundamental:
1. perguntar + e dar menos ordens;
2. demonstrar que “gmt” (SEMPRE porque nunca é demais);
3. escutar +;
4. dar
+ poder;
5. confiar +
no filhote (não posso
protegê-lo de tudo);
6. observar + e melhor;
7. eliminar o: já está?, eu avisei!, porque não me
ouves?;
8. criar
oportunidades para o SIM;
9.
respirar fundo e relaxar... relaxar,
relaxar... (não é o fim do
mundo!).
Na 2ª semana apercebi-me de que também era essencial
ter tempo só para mim e tempo só para ele (o filhote)
ou para eles (os alunos, no que se refere ao 2º objetivo que estabeleci).
Neste momento, estou a iniciar a 3ª semana e
“Já me tinha apercebido de que as pessoas que conseguem as coisas
raramente se encostam e deixam que aconteçam.
Elas vão lá e acontecem às coisas.” - Leonardo da Vinci...
e é isso mesmo! :-)
Bem
haja Magda,
pelo café (mesmo que faz de conta)
e pelo livro/ desafio, claro! ;-)
e pelo livro/ desafio, claro! ;-)
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